Você já foi em um restaurante e o cheiro da comida lembrou o da casa da sua vó? Ou usou um perfume que te remeteu à uma fase de sua vida? Já olhou uma foto ou uma cena de um filme e lembrou de algo que te fez ter uma sensação de nostalgia?
Essa sensação é tão real que parece que por alguns instantes revivemos aquele momento. A isto chamamos de memória afetiva.
A memória afetiva compreende lembranças sensoriais e emocionais e está sempre ligada a um momento importante do passado, vindo à tona pelo estímulo de algum sentido como olfato, paladar, audição, tato ou visão. No entanto, segundo uma pesquisa da Universidade Rockfeller, 35% da nossa memorização vem do olfato. É só você sentir um aroma familiar para que lembranças venham à tona com riqueza de detalhes.
Nas semanas que antecedem o Natal é comum que as famílias combinem local, ceia, ingredientes e presentes. Por ser uma data de comemoração, é repleta de memórias de final de ano, da casa da avó, onde todos os anos há comemoração, tios, tias, primos e primas, todos sentados ao redor da mesa, momento este em que se desfruta de uma boa conversa regada a lembranças. Você também deve possuir essas memórias que envolvem sua família, amigos, momentos de satisfação e prazer. E sabe porque isso acontece?
Há uma parte em nosso cérebro, responsável pelo processamento das emoções, que armazena e registra nossas memórias afetivas. O cérebro guarda as lembranças e ao receber um estímulo, como por exemplo a percepção de um aroma, resgata essas experiências do passado. Isso porque os aromas funcionam como poderosas pistas de memórias. Essa característica única possibilita a percepção de informações de modo não consciente e, “na maioria das vezes, temos uma reação emocional antes mesmo de saber a sua causa” (SILVA, 2014, p. 140). É aí que entram as estratégias de Marketing Sensorial, capazes de serem tão eficazes a ponto de gerar memória afetiva entre consumidor e marca.
É uma forma estratégica para manter o cliente mais tempo na sua loja ou empresa. E além de despertar uma sensação de bem-estar e conforto, pode desencadear uma lembrança positiva – criando uma boa sensação ao cérebro emocional e permitindo que toda vez que o cliente sentir uma fragrância parecida, lembre-se da sua marca ou produto instantaneamente.
Solomon (2014, p. 107) comenta que o cérebro tende a relacionar sensações novas com outras já armazenadas na memória, baseadas em alguns princípios organizacionais fundamentais. A emoção é ativada ao receber estímulos dos sentidos, e isso influencia diretamente o processo decisório; além disso, 80% das impressões formadas quando a comunicação é feita com outras pessoas são “não verbais” (LIMA, 2014). Que tal treinar as suas estratégias de Marketing Sensorial neste Natal? Aposte em uma delas para tornar esse momento inesquecível.
Se você não sabe por onde começar, a Sensory Design pode te ajudar. Somos uma empresa focada na pesquisa sensorial e de neurociência com consumidores e na avaliação de produtos com painel sensorial treinado. Que tal elaborar uma estratégia de marketing que realmente vai mudar a percepção do consumidor em relação à sua marca? Ou da sua mãe em relação à noite de Natal?
Referências:
JOSEPH LEDOUX. O cérebro emocional: Os misteriosos alicerces da vida emocional. Objetiva Ltda, 1996.
LIMA, P. Brand sense: o que faz sentido pra você? Ideia de Marketing, 2014.
SILVA, Ana Beatriz B. Mentes consumistas: do consumismo à compulsão por compras. 1 ed. São Paulo: Globo, 2014.
SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.