Análise Sensorial
Discriminativa e Descritiva

Nós sabemos planejar e usar a metodologia que será efetiva na decisão estratégica do seu projeto.

ANÁLISE SENSORIAL DISCRIMINATIVA

Promova redução de custos de formulação, processos e embalagem com segurança identificando se existe diferença sensorial perceptível ou relevante para os consumidores.

ANÁLISE SENSORIAL DESCRITIVA

Identifique oportunidades de melhoria comparando o perfil descritivo do seu produto em relação a concorrência.

Testes discriminativos

Nós sabemos planejar e usar a metodologia que vai ser efetiva na decisão estratégica do seu projeto. Os testes discriminativos mais utilizados são as metodologias normatizadas pela ABNT NBR ISO, a saber: 2-AFC, 3-AFC, triangular, tétrade, “A” ou “Não A” e Teste de ordenação.

As principais aplicações dos testes discriminativos estão associadas aos produtos e marcas que possuem comprometimento da identidade sensorial que o seu produto tem no mercado e com a confiança de seus consumidores. A investigação pode envolver uma substituição de ingredientes para redução de custos ou para atender requisitos regulamentares ou quando o pesquisador deseja confirmar que uma melhoria de qualidade foi efetivamente alcançada. Podemos citar os seguintes objetivos:

  • Garantir sempre o mesmo PADRÃO de qualidade sensorial do seu produto;
  • Desenvolver produtos em conformidade com iniciativas do Ministério da Saúde quanto à redução do consumo de açúcar, sal e gordura;
  • Projetos de redução de custo mantendo a identidade sensorial do produto;
  • Alterações nos ingredientes, processos, embalagem, manuseio, entre outros;
  • Programas de controle de qualidade.

Testes Descritivos

Nós temos o diferencial de saber conduzir uma análise descritiva com as etapas adequadas para atender os objetivos da sua pesquisa sensorial e garantimos a forma mais holística de tratar os dados bem como a forma mais objetiva de reportar os resultados, seguindo as recomendações rigorosas da ABNT ISO 13299:2017.

A ABNT ISO 13299 ressalta que a etapa de seleção dos atributos (descritores) tem como objetivo identificar e selecionar um conjunto de atributos não sobrepostos, singulares, não ambíguos, objetivos e referenciáveis que permitam uma análise descritiva completa das amostras em estudo. Esta importante etapa não pode ser negligenciada, podendo ser feita individualmente ou coletivamente, dependendo do teste descritivo.

Procedimentos para a Otimização da Seleção dos Atributos

A ABNT ISO 13299 ressalta que a etapa de seleção dos atributos (descritores) tem como objetivo identificar e selecionar um conjunto de atributos não sobrepostos, singulares, não ambíguos, objetivos e referenciáveis que permitam uma análise descritiva completa das amostras em estudo. Esta importante etapa não pode ser negligenciada, podendo ser feita individualmente ou coletivamente, dependendo do teste descritivo.

O perfil sensorial é uma análise completamente objetiva das características sensoriais de um produto – não influenciada por questões como a marca ou o preço. É uma parte essencial do desenvolvimento do produto, permitindo a otimização da experiência sensorial do produto e a criação de novas alternativas de formulações mais saudáveis.

Ao medir as características sensoriais do seu produto, podemos ajudá-lo a compreender questões de como o seu produto se compara com os da concorrência.

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