O dia do avaliador sensorial é comemorado internacionalmente no dia 20 de novembro. Essa data foi proposta em 1991 com o objetivo de estimular e motivar os avaliadores sensoriais.

Avaliador sensorial é qualquer pessoa que participe de um teste sensorial, segundo a Norma ABNT NBR ISO 8586:2016. No entanto esses avaliadores podem ser:

  1. Avaliadores sensoriais inexperientes ou iniciados;
  2. Avaliadores selecionados devido a sua habilidade e desempenho em testes sensoriais;
  3. Avaliadores especialistas ou expert, os quais são selecionados, treinados e muito experientes na avaliação de determinadas categorias de produtos..

O avaliador sensorial é um verdadeiro “Instrumento de medida”, extremamente sensível e valioso. No entanto, como qualquer outro instrumento de medida, para que os resultados sejam consistentes e apresentem repetibilidade, é necessário investimento em treinamento e calibração.

Muito tempo e dinheiro são investidos em treinamento sensorial, normalmente focados em aspectos técnicos, no entanto é preciso lembrar que os painelistas antes de tudo são seres humanos.

Tanto os cientistas sensoriais quanto os psicólogos comportamentais, apoiam a importância da motivação interna e estimulação externas para manter o interesse e o bem-estar desses “instrumentos de medida”, que são os avaliadores sensoriais.

É importante entender que a motivação é o que os avaliadores sentem sobre “querer realizar o teste”. Já a estimulação é o esforço da equipe de avaliação sensorial para “manter essa motivação alta”.

A baixa motivação pode levar a erros devido a: falta de concentração do avaliador; baixa discriminação e pouca participação nos grupos de discussão.

Diversos autores listam ações para estimular os avaliadores a se manterem motivados, entre elas:

  1. Informar os avaliadores sobre o projeto e objetivos dos testes, para que eles sintam que estão fazendo um trabalho que tem significado.
  2. Dar um feedback imediato após cada sessão, sobre os resultados individuais  dos testes em relação ao painel para o desenvolvimento pessoal do avaliador.
  3. Oferecer algum tipo de recompensa como: bombons, balas ou outro brinde. 
  4. Mensagens ou certificados reconhecendo o atendimento ou conclusão de um projeto.
  5. Reconhecer a avaliação sensorial como uma contribuição para o crescimento da empresa.
  6. Manter uma abordagem amigável porém profissional por parte da equipe de avaliação sensorial.
  7. Divulgar o trabalho do painel sensorial nos informes da empresa ou na rede social como um reconhecimento do trabalho do avaliador sensorial.
  8. Atividade de integração entre os painelistas como: festas e encontros 

Mas Hugh e colaboradores, foram além disso e  publicaram em 1991 um artigo listando ações para estimular os avaliadores sensoriais.

Entre essas ações foi proposto a criação do dia do avaliador sensorial. A ideia era realizar essa comemoração em nível internacional, abrangendo inclusive a promoção de bolsas de estudos entre avaliadores sensoriais de diferentes grupos e países, ampliando desta forma a cooperação internacional na avaliação sensorial.

A data de 20 de novembro foi escolhida como dia do avaliador sensorial  em homenagem a Alexandre Grimod de la Reyneire, gastronômo reconhecido como o fundador do primeiro painel sensorial (Goldblith, 1977).

Entre 1804 e 1811, Alexandre Grimod de la Reynere publicou o “Almanach des Gourmands”, onde ele elogiava e criticava os restaurantes e vinícolas da época.

Associado a este almanaque ele criou o “júri degustador”,  composto por  5 a 12 membros. Cada membro era um experiente apreciador gastronômico e todos os produtos eram julgados “as cegas”. Esse júri foi reconhecido como o primeiro painel sensorial e a data do aniversário de Alexandre Grimod de la Reyneire foi escolhida para comemorar anualmente o dia do avaliador sensorial.

A psicologia aponta que o reconhecimento e prestígio estão entre as cinco necessidades que motivam os seres humanos. Sendo assim, celebrar o dia do avaliador sensorial tem como objetivo colocar os avaliadores no centro das atenções e dar o reconhecimento que eles merecem. 

Você já conhecia a história do dia do avaliador sensorial e a importância em comemorar essa data? Quais ações você tem feito para estimular seus painelistas a se manterem motivados. Anote aqui nos comentários ou nas nossas redes sociais.

Por Dra. Elaine Berges

#sensorydesign #sensorial #analisesensorial #consumidor #painelsensorial #paineltreinado #pesquisaconsumidor #diadoavaliadorsensorial #avaliadorsensorial #painelsensorialtreinado #jurisensorial 

REFERÊNCIAS: 

Guilhermo Hough et al. Consultant´s corner proposing the international sensory judges day. 1991. Disponível em:  https://doi.org/10.1111/j.1745-459X.1991.tb00507.x