A importância de ter uma boa marca não vem de agora. Há alguns séculos, no Egito, os fabricantes de tijolos usavam símbolos como forma de identificação de seus produtos. Durante a Idade Média, os comerciantes europeus também empregavam marcas como forma de garantir ao comprador a qualidade do item adquirido. A marca de um produto ou serviço é o que agrega dimensões que de alguma forma o diferencia de outros pontos desenvolvidos para a satisfação e necessidades dos clientes.
Em um mercado altamente competitivo, as empresas tentam de todas as formas alcançar o seu público de maneira eficaz no momento da compra. Os consumidores exibem uma maior exigência ao ponto que entendem que os valores significativos dos bens em suas vidas os ajudam a definir quem é e como querem ser entendidos na sociedade. As pessoas compram coisas não somente pelo que elas podem fazer, mas também pelo que significam.
Nesse sentido, a marca se torna essencial para o desenvolvimento de uma organização, não sendo um mero componente do marketing, mas apresentando-se enquanto vetor de consumo simbólico. Produtos, comportamentos de consumo, compras, mercados, escolhas, decisões podem ser encaradas como trocas simbólicas que se fazem na sociedade contemporânea. Uma vez que as pessoas atribuem uma imagem a respeito da marca, se essa percepção for positiva, o seu público terá preferência pelo seu produto e credibilidade em sua empresa, aumentando as vendas e melhorando a imagem da organização como um todo.
O investimento para criar uma marca tem, como ponto principal, a identificação da empresa com o seu público alvo. A marca começa a ser entendida como um símbolo para além do seu produto e é construída por meio da percepção que o consumidor tem em relação à identidade da marca. Uma identidade forte pode trazer inúmeros benefícios à empresa, acrescentando valor aos produtos, gerando a confiança do consumidor, estimulando o investimento, e promovendo a motivação interna, entre outros. Entender o comportamento do consumidor contribui para o desenvolvimento de uma ação de marketing consistente.
O gerenciamento da imagem da marca é um esforço contínuo para manter, atualizar e difundir valores que serão aceitos, consumidos e valorizados pela sociedade. Desde o material até o imaterial, como a disposição de um produto em uma loja, até o valor que este mesmo produto, agregado ao símbolo, representa para o consumidor. Diferentes profissionais dividem a responsabilidade da construção e gerenciamento da marca: são administradores, profissionais de marketing, publicitários e designers.
O desafio do marketing na construção de uma marca é garantir que os clientes tenham o tipo correto de experiências com os produtos e serviços, e que seus programas de marketing venham a criar estruturas desejadas de conhecimento da marca. Ele deve se preocupar em atingir muito mais a qualidade do que a quantidade; ele deve conhecer, encantar, servir e corresponder aos anseios dos clientes que se fazem fundamentais para o sucesso do empreendimento.
O ideal é ir buscar algo que tenha a ver com a própria história da empresa e as suas origens. O objetivo é construir uma história envolvente associando a imagem da marca e, de preferência, os próprios produtos ou serviços. A falta de concepção clara da identidade da marca não só afeta o desempenho do produto no mercado, mas principalmente o modo como os sujeitos entendem o uso e as consequências do produto na sua vida.
O conceituado Philip Kotler identifica algumas das principais dimensões que uma marca deve abordar para consolidar imagem e marca fortes, são eles:
- Sugerir as suas principais vantagens;
- Possuir características que sejam fáceis de ser identificadas;
- Mostrar as suas características e diferenciais;
- Informar sobre os valores da empresa.
Estratégias através do Branding Sensorial
Aromas, sons e texturas. O uso dos sentidos do corpo humano estimula o relacionamento da marca com seus clientes, promovendo experiências inesquecíveis. Utilizar o Branding Sensorial para destacar a sua presença no mercado pode proporcionar consumidores mais fiéis a sua marca por meio da criação de um vínculo emocional. De acordo com pesquisas, a estratégia de acionar mais de três, dos nossos cinco sentidos pode aumentar o impacto e o envolvimento da marca em mais de 70%. É bastante coisa, né?
Apesar das empresas terem muita preocupação no desenvolvimento de produtos, visando à competitividade da marca, esta evolução no branding ainda representa um desafio para os gerentes de marketing. Mas a Sensory Design pode ajudar você! Somos uma empresa focada na pesquisa sensorial com consumidores e na avaliação de produtos com painel treinado. Que tal reforçar o vínculo da sua marca com o cliente por meio de estímulos sensoriais?
Se você deseja conhecer todos os detalhes sobre o Branding Sensorial, fique atento ao conteúdo que vamos publicar na semana que vem!
Agora, aproveite para fazer uma autoavaliação com relação à marca da sua empresa. Ela possui uma marca forte? Está de acordo com a imagem que você deseja transmitir com sua marca? A resposta às vezes parece simples, mas, a profundidade do assunto ainda é um terreno desconhecido para muitos gestores.