O marketing sensorial tem como principal finalidade atuar na percepção dos clientes sobre um produto ou uma marca através de estímulos sensoriais, a fim de gerar experiências. Para propor ações efetivas de marketing, o processo se inicia na pesquisa sensorial.

Essa pesquisa é uma análise que engloba todo o comportamento do consumidor, sua jornada de compra, seus interesses, a motivação de suas compras mas, principalmente, busca compreender como os cinco sentidos humanos são determinantes na tomada de decisão do consumidor. Esse tipo de estudo responde às perguntas: o que  o consumidor deseja? Porquê deseja? Como seus sentidos definem essas escolhas?

Em um ponto de venda tudo faz parte da comunicação do produto : a cor, o tamanho, o cheiro, a embalagem e tudo mais que envolva o ambiente de compra e a expectativa gerada pelo produto. Por isso, é preciso desenvolver produtos e pontos de venda que comuniquem sensorialmente a marca, sempre promovendo experiências envolventes para o consumidor, que sejam  experiências marcantes e que gerem  memória afetiva. 

Em um mercado globalizado, altamente conectado e com inúmeras ofertas para o consumidor, a pesquisa sensorial  é  um fator determinante para a fidelização do cliente e para o sucesso do seu negócio. Entender como funcionamos sentidos do cliente traz insights para questões como a aceitação mercadológica de determinado produto e sua qualidade. 

Um exemplo de percepção sensorial é o uso das cores nas embalagens dos produtos. Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Washington, a cor roxa é a menos preferida entre os homens. Desta forma, é necessário observar o perfil do seu consumidor, pois para o ambiente universitário, nesta região dos Estados Unidos, você deve evitar esta cor para o público e for predominantemente masculino. 

Além do produto, é necessário olhar para o ambiente de compras. Qual memória afetiva você quer deixar? Uma boa percepção sensorial do ambiente e um atendimento marcante certamente vão gerar boas experiências, por isso invista em compreender quais sensações visuais, auditivas, táteis, olfativas e gustativas o seu espaço deve proporcionar. 

A pesquisa sensorial é uma importante ferramenta para aqueles que desejam ter os seus consumidores como o foco do negócio, fomentando cada dia mais as vendas a partir das motivações sensoriais de seus clientes. 

Sabe-se que experimentar um produto pode afetar diretamente na decisão de compra. Assim que se experimenta uma camiseta, por exemplo, sente-se a textura, o peso e o formato do item. Ao tocar nos objetos, o consumidor começa a se envolver emocionalmente com eles. É neste momento que a pesquisa sensorial  faz total diferença. Qual sensação o cliente quer sentir ao tocar o seu produto?

Diversas marcas já trabalham dessa forma. Em lojas de tecnologia, por exemplo, existem pontos em que se pode tocar nos computadores, tablets e celulares. Essa estratégia foi desenvolvida para garantir que o consumidor tenha uma boa experiência com o produto. 

O marketing sempre permeou a trajetória das empresas. Grandes companhias veem nessa área uma oportunidade de alavancar vendas, abrir mercado e principalmente fortalecer a marca e seus produtos. Mas o marketing sensorial revoluciona a forma como o marketing foi feito até hoje, tornando a marca o maior ativo das empresas e uma marca forte é aquela  que está no coração das pessoas.

Se você não sabe por onde começar sua pesquisa sensorial, a Sensory Design pode te ajudar! Somos uma empresa focada na pesquisa sensorial e de neurociência com consumidores e na avaliação de produtos com painel sensorial treinado. Que tal elaborar uma estratégia de marketing que realmente vai mudar a percepção do consumidor em relação à sua marca? 

Referência: 

Colour Assigment. Disponível em: http://www.joehallock.com/edu/COM498/index.html