Em um mundo cada vez mais conectado e instantâneo, as experiências é que são responsáveis por fazer os consumidores pararem e prestarem atenção no seu negócio. Além dos produtos, também é possível comunicar o conceito da marca por meio de estímulos sensoriais, criando uma experiência diferenciada e fazendo com que o consumidor se envolva ainda mais com a marca.
Assim, focar apenas em exibir seu produto já não é mais tão relevante quanto a alguns anos atrás. Atualmente, esse tipo de anúncio é considerado vago e rapidamente ignorado pelos consumidores. Por isso, o marketing sensorial se tornou um investimento mais interessante para quem deseja fixar a marca na mente dos consumidores.
Mas, afinal, o que é Marketing Sensorial?
A primeira coisa que precisamos compreender sobre o marketing sensorial é que em nenhum momento devemos “empurrar” o produto para o cliente. Nada de dizer que você tem grandes descontos ou focar nas características sobre o seu produto. Todas essas práticas estão diretamente relacionadas à parte racional do nosso cérebro e não é essa a região que você está tentando atingir.
Não se trata de manipulação! É uma estratégia de conexão com o cliente que, para ser efetiva precisa envolver seus sentidos. Dentro do composto de marketing, trata-se de uma estratégia de conexão forte e direta com as personas. E por que direta? Porque estamos falando de estímulos que se comunicam com o inconsciente do consumidor, “atingindo-o” em seu lado emocional.
O marketing sensorial visa criar ações que trabalhem com nossos cinco sentidos (olfato, visão, paladar, audição e tato), de modo a despertar a curiosidade e criar um envolvimento completamente único com o produto e a marca. E quantos sentidos podemos estimular? É incrível notar como o marketing sensorial tem aplicações tão diferentes, podendo combinar com variados tipos de comércio.
E você não precisa estimular apenas um sentido de cada vez. O cliente poderá experienciar diversas formas do marketing sensorial em uma mesma loja, sem que um sentido atrapalhe a percepção de outros, pelo contrário ocorre uma sinergia entre os sentidos. Portanto, o planejamento e a criatividade de seu negócio é que irão definir qual se adapta melhor à sua situação.
Quer entender melhor que forma ele pode ajudar a sua empresa? Aqui (https://sensorydesign.net.br/branding-sensorial-e-a-experiencia-dos-sentidos/) explicamos como você pode usar o olhar, ouvir, tocar, cheirar e saborear nas suas vendas. Confira!
Agora que você já sabe como cada um dos cinco sentidos pode ser utilizado no marketing sensorial, eu te pergunto: o que você acharia de estimular todos eles com um único produto?
Dicas práticas para implementar ações de marketing sensorial
- Sempre que você for implementar uma ação de marketing sensorial, sintonize com os valores da sua marca, o seu mix de produtos e as preferências e características do seu público.
- Preste bem atenção quais características dos seus produtos podem ser valorizadas com o uso das sensações e aproveite isso para despertar o interesse dos seus consumidores.
- As ações de marketing sensorial devem trabalhar para construir uma experiência positiva com seus consumidores. Assim, analise o lifestyle por trás do que você vende e a forma como deseja que a sua empresa seja lembrada pelos seus consumidores.
- Quanto mais você conhece o seu público, mais fácil é pensar em ações que realmente sejam positivas para essas pessoas. Se a sua empresa trabalha com um público jovem, criar uma playlist animada e com os principais hits ouvidos por essas pessoas já se torna um fator de diferenciação.
- Dentro do ponto de venda, essas estratégias funcionam aguçando a curiosidade dos consumidores e criando uma atmosfera de bem-estar, fazendo com que essas pessoas queiram passar mais tempo ali dentro.
Ao criar elos emocionais entre a sua marca e os clientes, a sua empresa obtém uma série de vantagens. Com a estratégia definida e as ações bem executadas, o marketing sensorial é capaz de fazer você fixar sua marca na memória do seu cliente. Aproveite para garantir o crescimento de suas vendas!