Não é nenhuma novidade que as redes sociais e a internet mudaram muito a área de marketing em todo o mundo. Desde a origem dos canais digitais, as relações entre marcas e consumidores sofreram várias mudanças. Muito mais do que um canal de divulgação, a internet tornou-se o principal meio de interação entre uma marca e seu público. Hoje em dia o branding das marcas precisa ser pensado para várias plataformas e para vários momentos diferentes da jornada do consumidor. Diversas pesquisas mostram como as mídias são relevantes no dia a dia dos consumidores. E é por isso que empresas de diversos segmentos investem cada vez mais em estratégias para atrair clientes por meio das redes sociais. Investir em gestão de redes sociais tornou-se imprescindível para todas as marcas. 

Porém, muita atenção! Não adianta apenas estar presente nas redes sociais, é preciso cuidar permanentemente da imagem da sua empresa. A imagem de uma marca pode ser percebida de forma diferente dependendo do ponto de vista de cada consumidor. Entretanto, não podemos esquecer que todo tipo de interação com o público, seja por meio de publicidade, pela internet ou pelos colaboradores, fará parte da construção da imagem que será percebida pelo consumidor, com consequências que vão desde associações positivas ou negativas, reais ou imaginárias, racionais e afetivas.

A visão é o sistema sensorial predominante e mais explorado no marketing, pois é um dos sentidos que os seres humanos percebem de forma clara e imediata. É como se o olho funcionasse como uma câmera de vídeo sofisticada, que focaliza a luz de tudo o que nos cerca para formar imagens detalhadas que são encaminhadas e armazenadas no cérebro, incluindo a imagem das marcas e empresas.

 As cores suscitam respostas muito específicas no sistema nervoso central e no córtex cerebral que estimulam os pensamentos, a memória e os tipos particulares de percepção. A associação das cores permite a identificação e o despertar de imagens e emoções específicas. 

Portanto, uma marca que trabalha com cores que refletem seu conceito, facilita a sua identificação e constrói associações específicas, pois a cor é uma modalidade de informação que contribui de maneira relevante para a percepção emocional de marcas, levando em consideração as suas qualidades fisiológicas que influenciam diretamente a percepção dos consumidores. A cor vermelha, por exemplo, possui um comprimento de onda longo, e é mais estimulante que as cores com o comprimento de onda curto, como o caso do azul, que são mais tranquilizantes; diferentemente do amarelo, que corresponde ao comprimento de onda médio, é o mais brilhante e atrai a atenção com maior facilidade. A reação da qualidade fisiológica das cores está diretamente relacionada com as associações culturais que reforçam constantemente o seu efeito.

Nessa era da internet, onde todo mundo sabe sobre tudo e onde a opinião do público é quase mandatória, aproximar-se do cliente de maneira sentimental é a chave para o sucesso, se realizada de maneira correta. Para converter os usuários em vendas, é preciso gerar engajamento e construir um relacionamento com ele, o que pode ser alcançado ao investir em branding nas redes sociais. Dessa forma, também é possível receber um feedback direto dos consumidores com relação ao produto ou serviço vendido. Além disso, o relacionamento criado pelas redes sociais ajuda na resolução de crises e aumenta as chances de criar brand lovers.

Atenção para esse alerta: o engajamento que grandes marcas possuem em suas redes sociais não acontece por acaso. Toda marca que cria um conceito e integra em seu marketing a divulgação desse conceito tem mais chance de realizar um bom branding para as redes sociais. A forma como uma marca se posiciona nas redes sociais influencia totalmente em como os consumidores as veem e em sua performance no offline também, por isso é importante manter uma boa imagem.

Mas para que esse relacionamento seja efetivo, é necessária a aplicação de estratégias de marketing para que os consumidores possam não só conhecer, mas também confiar e comprar uma determinada  marca. Veja algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a alcançar o reconhecimento nas mídias!

  • Defina seu público-alvo e as redes sociais;
  • Crie uma identidade visual;
  • Crie um relacionamento com os usuários;
  • Interaja com seu público;
  • Avise ao usuário o seu segmento específico;
  • Faça um planejamento de posts;
  • Escolha o tom da marca e crie conteúdo de qualidade;
  • Estude os melhores horários para publicações;
  • Use hashtags, assuntos que chamem a atenção e que estejam em alta na rede;
  • Tenha um controle de interações em cada post, assim analisando quais obtiveram maior interação ou compartilhamento;
  • Invista em anúncios;
  • Fique de olho na concorrência.

Muitas empresas não utilizam as redes sociais por não enxergarem como esse serviço ajuda a conquistar o público e aumentar as vendas. Criar um posicionamento e um relacionamento que contribua com a experiência do consumidor com a marca nas mídias sociais ainda é uma das maiores dificuldades dos empresários. E como vimos, esse é um assunto fundamental para quem pensa em atrair clientes e aumentar as vendas.

Que experiência a sua marca está gerando nas redes sociais?