Olhar, ouvir, tocar, cheirar e saborear. É através dos nossos cinco sentidos que podemos compreender tudo o que acontece no ambiente. Para captar essas informações, o organismo utiliza  os receptores sensoriais, que recebem o estímulo e o transformam em impulsos nervosos, os quais serão interpretados no  cérebro. 

Você já notou como determinadas lojas nos dão vontade de adquirir seus produtos apenas pelo prazer de estar no local? O aroma peculiar, a música ambiente, a estética envolvente, a textura inigualável e o gosto sutil. É uma estratégia de marketing que se utiliza dos sentidos do ser humano para conquistá-lo. É o que chamamos de Branding Sensorial.

O propósito do Branding Sensorial é gerenciar marcas que criem envolvimento, paixão e  emoção. O objetivo é  fidelizar o público através da experiência que ele vivencia através  dos seus sentidos. Algumas marcas atuam de forma multissensorial – o que é muito eficiente pois existe uma sinergia entre os sentidos. Uma coisa é fato: sua marca tem que promover uma sensação marcante!

Explorar todo o potencial de comunicação da marca através dos cinco sentidos eleva o status da marca e a coloca em vantagem competitiva frente aos concorrentes. Uma das características em comum  das marcas que fazem sucesso são as experiências  que elas proporcionam  aos seus consumidores.

 A comunicação sensorial é a forma que a empresa tem de se fazer presente não apenas no momento da compra, como antigamente, mas estar na vida cotidiana do consumidor, pois as sensações, as experiências provocadas nele permanecem. O segredo é criar formas sutis para que o consumidor possa “sentir” a marca, através do paladar, do tato, do olfato, da visão e da audição.

Como usar os cinco sentidos para explorar o seu negócio?

Descubra como aproveitar cada um dos sentidos e criar uma relação emocional com o seu consumidor.

Por que o nosso paladar muda com o tempo – Nutribrands

 

Paladar

Aqui, o que mais importa é mostrar ao cliente que tratá-lo bem faz parte do seu valor e não de um objetivo agressivo de fazer com que ele consuma. Por isso muitas lojas oferecem bebidas alcoólicas, bolos, doces e petiscos para os seus clientes degustarem no seu tempo de espera. O paladar pode atuar como uma dimensão sensorial adicional, que facilita a atração das emoções e memórias, com a marca podendo presentear o cliente com um chocolate, por exemplo. 

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Tato

Para construir uma experiência inesquecível entre a marca e o consumidor, o toque é essencial. A forma, peso, textura e manuseio do produto são alguns dos critérios que contribuem com o processo de associação da qualidade dos produtos, na medida em que o tato oferece informações específicas e sutis que representam intimidade ou profundidade na percepção envolvida. O tato utilizado no design de produto é também importantíssimo para diferenciar embalagens.

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Olfato

Você já percebeu como os cheiros interferem em nossa vida? Cheiros geram prazer, nostalgia, impulsos e vontades. Ao sentir um cheiro específico as memórias são resgatadas como um filme e nós revivemos momentos marcados por um cheiro … O cheiro nos identifica e também identifica as marcas. Por isso, donos de empresas  podem se beneficiar muito de perfumes que estão associados com a marca ou imagem da loja. A percepção olfativa pode influenciar na decisão de compra e lealdade à marca, pelo fato de estar ligada às emoções e às memórias.

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Visão 

Amor à primeira vista? O sentido visual adquire várias formas de utilização, e domina os outros sentidos humanos na decisão de compra do consumidor, é um elemento que abrange a estratégia da imagem da marca, e que pode ser trabalhado a partir da cor, gráficos, fontes, embalagens e da sua identidade visual.  O produto não basta ser bom, ele tem que se vender bem, de forma bonita e com a identidade visual que remete os valores e intenções da marca. 

audição | Audio Service

Audição

Os sons têm o poder de reviver memórias e experiências, por isso somos tão sensíveis à eles. A audição é um dos sentidos que está muito presente na publicidade. O áudio do marketing tradicional inclui: spots, jingles, slogans e outros sons que identificam a marca. A música também é uma maneira útil de afetar as emoções das pessoas positivamente, desde que o volume não perturbe. A conexão entre uma marca e um determinado som pode contribuir para a sua distinção e identificação. 

A evolução no Branding Sensorial representa um desafio para os gerentes de marketing. Trabalhar com todas essas sensações, criando um envolvimento emocional e direto com seu público, ainda é um desafio para a maioria das empresas. Mas a Sensory Design pode te ajudar! Vamos começar nossa experiência?