Entender o comportamento do consumidor é um dos grandes segredos da eficiência do marketing sensorial e com o aumento do acesso aos dados e informações, analisar o público-alvo se tornou mais palpável, mas ainda assim muito complexo. Na mesma medida em que se tem acesso aos dados, eles mudam. As pessoas estão mudando constantemente e isso exige uma visão totalmente nova das empresas. É preciso prestar constante atenção às atualizações culturais e comportamentais.
Atualmente muito se fala em predição, pois o marketing precisa antecipar comportamentos a partir do imaginário coletivo e do que o consumidor não deixa explícito. Com os dados cada vez mais disponíveis, é preciso ordenar as informações para entender o que os consumidores querem e precisam. A esse processo inovador damos o nome de consumer insights.
Os consumidores deixam “rastros” por onde passam, seja nas redes sociais, sites ou mecanismos de busca. O consumer insight é o método de pesquisa que coleta os dados relevantes, para análise e interpretação que permitirá saber como os consumidores pensam e sentem, podendo gerar insights até sobre a percepção do subconsciente do público. É a partir desse entendimento do comportamento humano, que podemos saber o que as pessoas querem, precisam e o principal: o porquê.
Os dados se tornam aliados nesse processo, permitindo maior precisão e evitando as suposições. Com isso, fica mais fácil tomar decisões com base no que o próprio consumidor pensa e deseja, fazendo uma revolução na estratégia de marketing e vendas. Sem contar a possibilidade de criar e otimizar produtos e serviços, a fim de potencializar a experiência do cliente dando a ele algo que nem ele esperava, mas, no fundo, já queria. É essa a premissa do marketing experimental, que ao contrário do tradicional, está focado nas experiências do consumidor e não nos atributos do produto e pontos fracos da concorrência. Este tipo de estratégia de marketing vê o consumidor como um ser com predisposição física, mas também emocional para gerar pensamentos, sensações e emoções que podem alavancar vendas.
Para Schmitt (2002), a “estética do marketing” é justamente o conjunto de experiências sensoriais de empresas ou marcas e que contribuem para a identidade da empresa.
Como fazer do marketing sensorial uma estratégia de negócio?
O primeiro passo do processo de consumer insights é identificar o que você busca com essa pesquisa. Quais dúvidas quer responder? Quais problemas quer resolver? Qual processo precisa melhorar? O que você quer saber sobre o seu consumidor? Com seu objetivo bem desenhado, é a vez de mapear os recursos que você possui: ferramentas de busca, pessoas dedicadas ao projeto e metodologia.
Não esqueça que quanto melhores forem os recursos e os dados, mais chance de obter um bom resultado. Por isso, aplique técnicas de pesquisa confiáveis.
Assim que os resultados forem obtidos, é o momento de interpretar o que foi coletado e buscar por padrões entre os consumidores, a fim de traçar uma persona que os represente e para a qual será dirigida toda a estratégia de marketing. Além de trazer dados sobre o que o consumidor pensa e quer, bons insights trarão também o porquê ele pensa e quer.
Segundo Schmitt (2000), os consumidores são motivados tanto pela razão como pela emoção, e buscam vivenciar experiências de compra e não apenas adquirir produtos de qualidade. É então que entra o marketing sensorial, estratégia que se utiliza de consumer insights para gerar conexão entre a marca e o consumidor através da experiência dos cinco sentidos.
O marketing sensorial sabe que a base da experiência de compra, muitas vezes, pode não ser o produto ou serviço adquirido, mas o sentimento de bem estar que a compra e o ambiente proporcionam. Portanto, segundo Camargo (2012), a ambientação e a tematização das lojas servem como forte estratégia para despertar sentimentos e sensações nesse consumidor. Logo, os pontos de venda passaram a ser vistos como espaços para trabalhar a geração de experiências, e, assim, passaram a receber mais valorização. Tanto o marketing sensorial quanto o consumer insights veem o consumidor como centro de qualquer estratégia e este é o segredo para criar lovebranders.
Se você não sabe por onde começar sua pesquisa, a Sensory Design pode te ajudar! Somos uma empresa focada na pesquisa sensorial e de neurociência com consumidores e na avaliação de produtos com painel sensorial treinado. Que tal elaborar uma estratégia de marketing que realmente vai mudar a percepção do consumidor em relação à sua marca?
Referências:
CAMARGO, P. Neuromarketing: a nova pesquisa de comportamento do consumidor. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
SCHMITT, H. A estética do marketing: como criar e administrar sua marca, sua imagem e identidade. São Paulo: Nobel, 2000.