Começa o SENSELATAM 2020, o evento que representa um marco histórico para a área de Sensorial e Estudos com Consumidores por ser o primeiro evento 100% Latino-Americano, no qual os organizadores se orgulham de trazer palestrantes de destaque  dessa região.

De acordo com a Chair do 1º SENSELATAM – Dra. Regina Noronha  a ideia de organizar esse evento foi apresentada pela ABCS  (Associação Brasileira de Ciências Sensoriais) por ocasião do Sensometrics 2018 realizado no Uruguai, quando os pesquisadores da Universidade da República do Uruguai tiveram a iniciativa de convidar todos os participantes Latino Americanos para uma reunião e lá se formou uma rede regional de pesquisadores e profissionais que atuam na área de Sensorial.

Embora já tivesse ocorrido o Sensiber no Brasil, evento abrangendo também outros países de língua latina como Portugal e Espanha, foi identificado o potencial de se realizar um evento somente pelos países Latino-Americano para mostrar a importância dessa área na região.

Junto com os presentes na reunião a Dra. Silvia Dutcosky que na época era presidente da ABCS abraçou esta causa e a atual diretoria presidida pela Dra. Hellen Malluly deu continuidade ao projeto e chegamos aqui com 10 palestrantes todos da América Latina, com a proposta de ser um evento bilingue em português e espanhol.

O evento recebeu 320 trabalhos dentro de 8 áreas temáticas e gostaríamos de destacar duas delas por serem linhas de pesquisa mais recentes dentro da área de sensorial que são as de:

  • Regulamentação e Rotulagem e;
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

Dos trabalhos recebidos 39% foram da área de Comportamento do Consumidor e 33% na área de Métodos Sensoriais e/ou Emergentes e a área que recebeu menos trabalhos (apenas 1,3%) foi a de Consumidor de Baixa Renda e Outras Populações Específicas mostrando o quanto ainda tem espaço para pesquisa nessa área segundo a Dra. Regina Noronha.

O evento está bem representado pelos países da região com profissionais e pesquisadores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além da participação de outros países como: Bélgica, Espanha, Reino Unido, Austrália, Alemanha, Estados Unidos e Portugal.

Quanto ao perfil dos participantes a distribuição também é representativa sendo composta em sua maioria por profissionais oriundos de Universidades, Institutos de Pesquisa e Empresas e também por estudantes de pós-graduação e graduação.

Dentro do evento serão realizados 4 workshops com os temas:

  • Inovação Sensorial Liderando Tendências de Consumidores em Naturalidade, Funcionalidade e Produtos à Base de Plantas no Brasil;
  • Neurociência e Pesquisa com Consumidores;
  • Emoção, humores e significado. Entendendo como os produtos comunicam benefícios emocionais;
  • Ressignificando o Mercado Silver.

O evento veio não só para trazer as inovações e estreitar as relações da América Latina nesta área, como também veio para desenvolver e mostrar a força e a importância da Ciência Sensorial e Estudos com Consumidores.

#senselatam #senselatam2020 #pesquisaconsumidores #pesquisasensorial #analisesensorial