O marketing sensorial nos ensina a utilizar todos os estímulos positivos para reforçar e melhorar o trabalho de branding. Independente do segmento de sua empresa, é possível alinhar estratégias de marketing que combinem vários sentidos para reforçar a imagem positiva da empresa e gerar experiências memoráveis, fazendo com que a marca fique fixada na mente dos seus consumidores. Na realidade, a maior parte dos consumidores não têm consciência dos efeitos sensitivos que os estimulam, apresentando muitas vezes outras razões que justifiquem as suas compras. 

No entanto, a experiência sensorial pode ser sempre um fator decisivo na hora da compra. Quem nunca entrou numa loja da MMartan atraído pelo seu perfume característico? Ou comprou uma Melissa pelo cheirinho? Fazemos isso o tempo todo, mas de forma inconsciente. Apesar da maioria das campanhas estarem baseadas no marketing visual, existem diversos tipos de ações de marketing para despertar os sentidos: marketing auditivo, marketing olfativo, marketing tátil e marketing de paladar. Saiba como utilizar cada um deles aqui: (https://sensorydesign.net.br/branding-sensorial-e-a-experiencia-dos-sentidos/)

Como saber qual tipo de estratégia sensorial investir em seu negócio?

Na busca por maiores resultados em suas ações de vendas, uma dica é seguir esses três pilares: os valores da marca, os produtos e serviços oferecidos e o gosto do seu público. Os produtos e serviços aliados ao gosto de seu público são fatores que podem limitar sua escolha. Assim, a escolha da sensação a ser explorada por sua marca deve sempre estar alinhada com os valores de sua empresa e perfil do seu cliente.

O primeiro, que são os valores da marca, deve se fazer presente em toda e qualquer sensação a ser trabalhada em uma ou mais ações. Isto é, o cliente deve sentir a sua marca, não importa o sentido estimulado. Dessa forma é importante tentar aplicar pelo menos um dos sentidos nas diversas tomadas de decisão estratégicas sobre seus produtos e marketing para auxiliar no processo de compra do cliente. O segundo e o terceiro fator podem limitar ou privilegiar o emprego de um determinado formato. Por exemplo, um varejista que trabalha com uma variedade de produtos, pode adotar um tipo de marketing sensorial mais universal e que é capaz de conversar bem com a marca, com as suas ofertas e com os clientes: a música.

Uma canção tem o poder de atrair, envolver e confortar o público em uma loja. Em vez de deixar uma estação de rádio tocando músicas aleatórias que podem não condizer com o estilo de seu produto, invista na criação de playlists que possuam elementos em comum com a mensagem que você gostaria de passar. Não é só uma questão de tornar o ambiente mais agradável, mas sim de despertar a criatividade, lembranças e laços afetivos no consumidor, o que pode resultar em um aumento de vendas

Uma simples reforma nos estofados e a adição de um carpete confortável em um provador de roupa pode trazer uma sensação de conforto que fará seu cliente se sentir mais propenso a passar mais tempo dentro de sua loja. Outra forma de investir no marketing sensorial é pelo estímulo do paladar, através de pequenos mimos que podem ser oferecidos: chocolates, balas, sucos ou mesmo o bom e velho copo de água. Tudo isso causa uma impressão positiva e pode elevar o humor de uma pessoa indisposta em questão de segundos, saciando uma necessidade fisiológica que ela possa ter naquele momento. 

Diversas são as possibilidades de aplicar o marketing sensorial em sua empresa para que você aumente suas vendas e esteja sempre na mente de seu consumidor. Mas é também muito importante compreender que se algum dos sentidos não estiver diretamente ligado à sua marca, como, por exemplo, a audição, a ideia não é contratar um carro de som ou fazer um jingle para vender certo produto ou serviço. O caminho é você despertar a necessidade de compra por meio da associação com sensações de bem-estar, desejo e impulso de comprar.

Conheça alguns dos principais pontos que mais influenciam nos cinco sentidos do consumidor em lojas físicas:

Iluminação

Um estabelecimento iluminado tem um grande poder de criar sensações. O uso da luz em alguns locais constrói ambientes característicos desse setor, e favoráveis à compra.

Cores

As cores podem ser exploradas para auxiliar não só no reconhecimento da marca e dos produtos, mas para estimular sentimentos e percepções. Os favoritos entre os lojistas são os cartazes amarelos com escritas em vermelho, que são característicos dos supermercados.

Organização

Nos pequenos supermercados, a organização e a criatividade ainda são falhas, o que pode gerar uma sensação desagradável aos clientes. Em contrapartida, produtos estruturados e arrumados de maneira diferenciada estimulam a curiosidade, e fazem com que os clientes os percebam por mais tempo.

Comunicação

Para criar uma experiência confortável e manter o cliente por mais tempo na loja, a comunicação deve estar alinhada. Essa comunicação pode estar voltada para o apelo visual, por meio de símbolos e imagens. 

Sinalização

A sinalização é uma estratégia importante e pouco explorada. Sinalizar claramente as seções da loja, assim como caixas e sanitários também influencia no marketing sensorial.

Todos esses pontos interagem e possibilitam diferentes formas de trabalho para atingir o principal objetivo: vender mais!

Fique por dentro das iniciativas de outras marcas!

Procure ideias que deram certo em outros estabelecimentos e use como inspiração para planejar a sua estratégia. Várias empresas de diferentes setores ao redor do mundo já fazem uso de marketing sensorial, e pesquisar por elas pode ajudar a desenvolver técnicas mais eficazes.

Vender mais com o marketing sensorial é possível e pode trazer retornos muito positivos para a empresa. Trabalhar com todas essas sensações, criando um envolvimento emocional e direto com seu público, ainda é um desafio para a maioria das empresas. Mas a Sensory Design pode te ajudar! Vamos começar nossa experiência?