“Olhe, cheire, prove, não desperdice” é o tema de uma campanha contra o desperdício organizada pela empresa britânica “Too good to go” iniciada recentemente na Europa mas que já conta com a participação de gigantes da indústria de alimentos.

 

Nessa campanha as empresas são orientadas a colocar no rótulo uma ilustração (veja abaixo) para lembrar os consumidores de confiar nos seus sentidos e  substituir em seus rótulos os termos “Use by” por “Best Before” para os alguns produtos utilizando os seguintes critérios:

  • Best Before” ou “Consumir preferencialmente antes de” para alimentos considerados seguros para consumo após a data indicada, ou seja, o prazo de validade é um indicador de qualidade sensorial. 
  • Use by” ou “Válido até” se o alimento não é seguro para consumo após a data indicada independente de ter aparência e cheiro bom, ou seja, o prazo de validade é um indicador de segurança.

Fonte: Too Good To Go. Imagem da campanha “Olhe, cheire, prove, não desperdice”

Essa campanha chama a atenção do consumidor para a questão do desperdício de alimentos e do impacto ambiental do descarte de produtos que ainda estão próprios para consumo porque o prazo de validade expirou. Você já tinha parado para pensar nisso? 

Confesso que até bem pouco tempo eu nunca tinha me atentado para essa questão e também nunca tinha observado a diferença no significado dos termos utilizados para declarar o prazo de validade dos produtos alimentícios.

No entanto, ao reler alguns textos sobre Shelf Life Sensorial, observei que diversos autores também indicam o uso do termo “best before” ou “consumir preferencialmente antes de” para produtos cujo prazo de validade é limitado pelas características sensoriais.

A mesma distinção é feita pela Food and Drink Federation em seu “Guia para Indústrias – Estabelecimento do Prazo de Validade”. De acordo com esse guia o regulamento UE 1169/2011 estabelece que “Use by” deve ser usado para alimentos altamente perecíveis do ponto de vista microbiológico, como os alimentos frescos e prontos para consumo, como bolos com creme ou carnes.

Enquanto “Best before” é usado para indicar o período durante o qual se espera que um alimento mantenha sua condição ideal, porém a qualidade sensorial pode estar reduzida. Isso acontece normalmente para alimentos secos, enlatados e/ou congelados. 

Mas e aqui no Brasil…..O que a legislação brasileira fala sobre a declaração do prazo de validade?

 

O Guia da Anvisa para Determinação do Prazo de Validade o define como o período de tempo em que o produto:

  • É seguro para consumo do ponto de vista microbiológico e toxicológico; 
  • Mantém as características nutricionais declaradas no rótulo e;
  • Mantém a qualidade sensorial própria para consumo.

A RDC 259/2002 estabelece que o prazo de validade deve ser declarado por meio de uma das seguintes expressões: “consumir antes de”; “válido até”; “validade”; “val”; “vence”; “vencimento”; “vto”; “venc”; “consumir preferencialmente antes de” . No entanto, não faz nenhuma distinção do significado dessas expressões.

A princípio isso tudo pode soar estranho, mas se pensarmos que o desconhecimento desses conceitos por parte dos consumidores, e até mesmo das empresas, é responsável por cerca de 10% do desperdício de alimentos (Comunidade Europeia) entenderemos a importância de abordar esse assunto com a mente mais aberta 

É preciso pensar que aquilo que parece pouco individualmente, representa toneladas de alimentos que consumiram recursos naturais na sua produção e que serão simplesmente descartados, isso sem falar no material de embalagem que muitas vezes leva centenas de anos para se decompor na natureza.

O tema é muito complexo, envolve desde o apoio das autoridades sanitárias até uma  campanha massiva para esclarecimento ao consumidor, que precisaria saber diferenciar entre o produto cujo prazo de validade é um indicador de segurança e aquele cujo prazo de validade é um indicador de qualidade sensorial.

E você? O que pensa do assunto? Já havia se atentado para essas questões? Deixe aqui seus comentários.

Por Dra. Elaine Berges da Silva

REFERÊNCIAS:

Dairyreporter.com. UK Food waste company partners with dairy giants on education campaign. Disponível em: https://www.dairyreporter.com/Article/2021/01/28/UK-food-waste-company-partners-with-dairy-giants-on-education-campaign?utm_source=copyright&utm_medium=OnSite&utm_campaign=copyright

Campanha  “Look, smell, taste, don’t waste. Disponível em: https://toogoodtogo.pt/pt/campaign/observar-cheirar-provar

Imagem campanha “Look, smell, taste, don’t waste. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Ftoogoodtogo.co.uk%2Fen-gb%2Fcampaign%2Fcommitment&psig=AOvVaw0PI7lopX3D2N4uJd63HpQt&ust=1613549800762000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCMCWgM777e4CFQAAAAAdAAAAABAJ